quinta-feira, 2 de julho de 2015

A força de um Guardião


O significado da palavra Guardião é pessoa que, por forte afeição, defende aguerridamente algo ou alguém; protetor, conservador, depositário. Assim sendo, Exu Tiriri é força, aquele que é guardado pelo mesmo, se envolve em uma "bolha de força e proteção", o ditado mais antigo desse mensageiro é "tomar conta e prestar contas", sendo certo que possui estas funções, não nos restam dúvidas de sua função de guarda.

Porém, sempre ouvimos questionamentos a respeito, ou seja, para quem o mesmo presta contas? Como bom umbandista respondo, prestar contas é para com os Orixás, se é na Lei, com Ogum, se é na justiça, com Xangô e assim por diante, Exu Tiriri é coroado e sua coroa foi conquistada e não entregue de "mão beijada" como muitos pensam. Portanto, a prestação de contas é justamente o que lhe faz manter com um dos grandes reis na Umbanda.

Logicamente que a expressão rei, reinado e coroa é no sentido figurado, mas, facilita o entendimento do grau de evolução e situação hierárquica diante de outros Exus. Muitos tem o entendimento de Exu Coroado como um rei estilo medieval, contudo, a expressão coroado para a umbanda significa evolução, alto discernimento de certo e errado, impossibilidade desse Exu ficar em submissão a médium, terreiros, Sacerdotes ou qualquer pessoa que seja.

Baseando na Umbanda que pratico e na entidade de Exu Tiriri que me deu a honra de poder ceder minha matéria e espiritualidade para a mesma, assevero que quando a demanda se eleva a graus estratosféricos, há necessidade de envio da entidade Exu Tiriri com sua legião para o chamado "acerto de contas", permitindo que a máxima "quem deve paga e quem merece recebe" seja Lei naquela demanda.

Laroyê!!!

Autor: Médium Agostinho de Siqueira Neto 
Pelo espírito de Exu Tiriri



3 comentários: